segunda-feira, 30 de novembro de 2009

UPP no PPG!!!!!






30/11/2009
19:37h
Estado ocupa complexo Pavão-Pavãozinho-Cantagalo
Por Julia de Brito

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, disse nesta segunda-feira (30/11), em coletiva à imprensa, realizada na sede da secretaria, na Central do Brasil, que ‘tudo está muito bem planejado’ para que as Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs) sejam gradativamente instaladas nas comunidades cariocas. Segundo Beltrame, no caso da ocupação policial ocorrida hoje pela manhã no morro Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, pelos cálculos da equipe de segurança, 11 mil pessoas serão beneficiadas. Nos próximos dias, de acordo com o secretário, com a ocupação já realizada, a secretaria estabelecerá as novas etapas da missão que incluem ocupação temporária (continuidade da prisão de traficantes e marginais), e a fase da entrada dos novos policiais com formação comunitária. Na manhã de hoje, 300 policiais participaram da ação que prendeu uma pessoa, matou outra (que reagiu à prisão) e apreendeu duas pistolas e quatro granadas. A previsão é de que 250 policiais treinados se estabeleçam nas comunidades de Copacabana e Ipanema no processo de instalação da unidade pacificadora.

- A Polícia Militar iniciou mais uma ação para uma comunidade no projeto pacificação. Temos mais de 100 mil pessoas atendidas neste programa até agora. No Pavão–Pavãozinho e Cantagalo serão 11 mil pessoas beneficiadas. Nesta primeira fase começamos com uma ação mais intensa e, a partir da avaliação da rotina destes locais, vamos substituindo os policiais pelos capacitados para as UPPs. Já no ano que vem, teremos 3.300 policiais que serão colocados em outras unidades. Hoje, demos mais um passo e entendemos que fazer este planejamento, estabelecer toda uma logística para que isto aconteça, é fundamental - destacou.

O secretário de Segurança garantiu que as operações continuarão e lembrou os resultados positivos registrados nas cinco comunidades que já receberam UPPs. Ele ressaltou que o objetivo maior da ação não é o de acabar com o tráfico de drogas e a violência, pois existem ‘em todo o mundo’, mas garantir o direito de ir e vir da população, longe da ‘lógica do fuzil’, ‘do achincalhe de marginais exibindo armas’.


- A proposta não vai parar, é um aceno concreto de que nos preparamos para fazer isto e teremos um grande número de pessoas beneficiadas, pretendemos chegar a 30% das pessoas que sofrem hoje com a questão da lógica do território. Pode ser um número que as pessoas achem pequeno, mas 30% em dois anos, para quem nunca recebeu nada, é muito positivo. As unidades pacificadoras estão sendo a tônica da Secretaria de Segurança. É importante destacar que uma UPP pode atender mais de uma comunidade – acrescentou.

De acordo com comandante-geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, no ano que vem a PM estará com um efetivo maior devido aos cursos que estão sendo realizados para capacitar policiais.


Um comentário:

  1. Eu particurlamente estava vendo meu sobrinho com um pesinho ja junto com o trafico foi quando veio uma luz no fundo do túnel que foi a UPP no morro do Cantagalo eu agradeço até hoje por issoe acredito que muitas familias também.

    ResponderExcluir